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CULTURA DE SEGURANÇA



A cultura de segurança de uma organização é o produto das crenças, dos valores, atitudes, percepção, competências e padrão de comportamento de todos os colaboradores. A soma destes fatores determina o comprometimento, as políticas e procedimentos da empresa no gerenciamento da segurança do trabalho da organização.

A construção de novos hábitos para a cultura de segurança, tendo como força central o Valor da Vida, se dará com a disseminação de um novo modelo mental e comportamental a partir do nível gerencial.

A criação de uma sólida cultura de segurança envolve mais do que remover os perigos e institucionalizar procedimentos de segurança. Envolve trabalhar com as pessoas para mudar suas atitudes, seus comportamentos e pensamentos e melhorar sua capacidade de compreensão da situação.

Para isto, será necessário que a liderança e seus representantes hierárquicos estejam abertos para trabalharem primeiro em si mesmos a construção da relação de confiança no sistema Organizacional. A Gestão de pessoas deve estar voltada para a formação de uma consciência prevencionista em todos os níveis da empresa disseminando o compromisso de implantar um círculo virtuoso da motivação para a segurança como valor.

Líderes da mudança organizacional devem convidar todos os que serão afetados para participar.

  • Líder como EXEMPLO
  • Líder Comunicativo
  • Líder Educador
  • Gerar confiança para estabelecer Feedback
  • Responsabilidade compartilhada – Saber cuidar
  • Ser agente de mudança
  • Visão Compartilhada: estimular a aprendizagem organizacional
  • Pensar sistemicamente > gerar interdependência


“Uma cultura de segurança eficaz é aquela em que as pessoas sempre fazem o correto, mesmo quando não tem ninguém olhando”.



PESQUISA DE CLIMA DE SEGURANÇA



O Clima da Segurança é o termo usado para descrever a percepção comum dos colaboradores em como a gestão da segurança está sendo operacionalizada no ambiente de trabalho e em um momento específico.

Realizar o diagnostico do Clima de Segurança visa identificar as crenças, valores, hábitos, o nível de maturidades da cultura de segurança e atitudes dos colaboradores com relação à Segurança no trabalho.

Conhecer hábitos, modelos mentais e comportamentos é o caminho viável da transformação, pois só podemos mudar o que conhecemos. Desta forma, a Empresa estará possibilitando a seus colaboradores construírem um processo produtivo que não só vise a excelência operacional como também a excelência relacional, pois é através das relações que os homens aprendem e somam resultados transformadores para si e para a comunidade.

“O maior legado que desejamos deixar para os nossos é: Sermos exemplos de integridade e evolução”!



COACHING



Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).

O processo de Coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Algumas habilidades alcançadas:

  • Solucionar problemas
  • Desenvolver novas habilidades
  • Busca do autoconhecimento
  • Constatação da missão de vida
  • Plano de metas
  • Ações adequadas para alcançá-las



EXECUTIVE COACHING



Executive Coaching possibilita o alcance de um conjunto de metas definidas formalmente em um acordo, aumentando assim, o desempenho e melhorando, consequentemente, a efetividade da empresa. É uma modalidade de coaching direcionada a gerentes e líderes e consiste em auxiliar estes profissionais, através de técnicas, ferramentas e práticas do coaching, para que desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.

  • Alavancagem de resultados
  • Alinhamento cultural
  • Desenvolvimento de habilidades em comunicação, negociação e delegação de tarefas
  • Evolução das competências interpessoais e tomada de decisão
  • Liderança para alta performance
  • Eficácia no gerenciamento de equipes
  • Melhoria das chances de que gestores recém-promovidos sejam bem-sucedidos
  • Resolução de conflitos internos
  • Comunicação assertiva e escuta ativa.



TEAM COACHING



Team Coaching coloca foco no contexto do negócio da empresa e não nas habilidades e competências de um indivíduo especificamente.

Aplicado no âmbito organizacional, visa o desenvolvimento do conjunto, em direção a um único objetivo para a realização de determinado projeto.

O intuito é aprimorar as habilidades, competências e oportunidades de melhoria individuais, com a finalidade de fortalecer a equipe como um todo, preparando-os para que, juntos, sejam um time de alta performance.

Quais os benefícios?

  • Liderança empresarial
  • Gestão de pessoas com foco em resultados
  • Comunicação eficaz
  • Processos inter-relacionados gerando visão sistêmica
  • Gestão de resultados
  • Efetividade nas negociações
  • Retenção de talentos
  • Foco em metas e objetivos
  • Aumento da performance da equipe



COACHING GROUP



No Coaching Group todas as ferramentas e técnicas de coaching são direcionadas e aplicadas ao atendimento das necessidades de um grupo. Voltado para o desenvolvimento coletivo com ênfase nas questões individuais.

Os participantes compartilham de interesse comum visando maiores resultados pessoais e profissionais através do Coaching, no entanto, cada um possui objetivos específicos e particulares. Utilizam do mesmo método, mas não necessariamente estão focados na mesma direção.



COACHING ASSESSMENT



É um instrumento cientifico de mapeamento de tendências comportamentais fundamentado na metodologia DISC.

É uma ferramenta para se obter informações de quais são as tendências de comportamento do Colaborador, Equipe, Líder, Executivo, Diretor ou CEO. A partir desse mapeamento é possível detectar gaps de desenvolvimento.

Vantagens do Coaching Assessment

  • Fornece grande quantidade de informações sobre o perfil comportamental do Profissional como: melhor área de atuação, forma de atuação, influência no ambiente de trabalho, tomada de decisão, perfil predominante.
  • Método testado, aprovado e usado há vários anos, inclusive por grandes companhias multinacionais.
  • Aumenta a satisfação da equipe no remanejamento de funções.



AVALIAÇÃO 360°



É uma das mais poderosas ferramentas utilizadas em Gestão de Pessoas para desenvolver lideres e estimular a arte de dar e receber feedback.
Entender como as pessoas se avaliam e como são avaliadas pelas outras é um ponto fundamental para potencializar seus resultados comportamentais e operacionais.
Através desta ferramenta, o colaborador pode ser avaliado por seus pares, superiores, subordinados, clientes internos, levando em conta, até mesmo, sua autoavaliação.

Como funciona ?

  • Através de um questionário online e confidencial enviado para os liderados, superiores e outros colaboradores da organização, onde diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do profissional avaliado. O candidato escolhe seus avaliadores, e nesta avaliação ele terá conhecimento de importantes informações sobre a sua liderança dos pontos de vista de outros níveis hierárquicos.


Quando fazer a avaliação 360° ?
  • É importante a empresa e os envolvidos na avaliação 360° estarem prontos o suficiente para ter o feedback e assim potencializar seus resultados.


Quais os benefícios?
  • Alinhar a visão estratégica
  • Entender os pontos fortes e de melhorias
  • Potencializar as competências de liderança
  • Compreender o relacionamento com outros colaboradores.



DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE PARA A ALTA PERFORMANCE



Valorizar o ambiente de aprendizagem em equipe é hoje um recurso valioso para o desenvolvimento das organizações que aprendem. A equipe consciente e deliberadamente disponível para aprender, torna-se uma equipe capaz de aperfeiçoar sua capacidade de se adaptar ao ambiente, às mudanças e de atuar com eficiência neste ambiente.
Para se formar uma equipe de alta performance é importante que as pessoas tenham competências complementares, para que possam convergir para uma linha de interesses a serviço do objetivo comum da equipe.

Equipes de alta performance são auto gerenciáveis e tem como característica o fortalecimento da identidade profissional dos membros da organização. E é exatamente no fortalecimento da identidade que reside também outras importantes condições para alavancagem dos resultados empresariais, tais como o comprometimento, a motivação, o sentido de pertencimento e o senso de cooperação e de sinergia.

Outros aspectos importantes na construção da Equipe de Alta Performance:

  • Desenvolvimento de competências de ordem interpessoal
  • Capacidade de conviver com a diversidade
  • Feedback continuo
  • Flexibilidade para ajustar-se à situações de ambiguidade e imprevisibilidade
  • Condições para lidar com disfunções que tendem a afetar as equipes de Alta Performance, disfunções.


As cinco disfunções:
  • a) ausência de confiança
  • b) aversão a conflitos
  • c) falta de comprometimento
  • d) falta de disponibilidade para assumir responsabilidades
  • e) falta de foco nos resultados.



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